Algumas histórias

sexta-feira, dezembro 20, 2013

Nossa literatura em duas oficinas

Quem acompanha o blog há tempos deve ter lido as postagens falando sobre os lançamentos coletivos que participei pela editora Andross. A primeira foi Entrelinhas II, em 2012. Estava ainda engatinhando no universo da publicação impressa e por conta disso cometi muitos erros de principiantes. Todos válidos, acredito. Além disso, essa primeira jornada empreendida foi como um rito de passagem, um importante momento de gestação de minha carreira de escritor. 
Além disso, tive a felicidade de ter um texto selecionado pelo Concurso Nacional Sul Info de Minicontos. Essa foi uma surpresa. Acostumado a enviar textos para concursos, já não criava grandes expectativas de ser selecionado. Contudo, aconteceu e eu pude ver o resultado.
Nos projetos seguintes, consolidados ao longo de 2013, pude participar de outras três publicações: Névoa: contos sobrenaturais, de suspense e de terror, Quimera: contos fantásticos e o mais recente: Mentes Inquietas. Todos estes foram lançados também pela Andross. Conheci muita gente legal, pessoas especiais mesmo. Gente apaixonada pela literatura, que busca se aprimorar a cada palavra escrita e não tem preconceitos. Pessoas com sorrisos francos, leves e com muita energia para escrever.
Realizamos uma incrível sessão de autógrafos do Névoa na biblioteca onde trabalho. Foi uma manhã mágica, quando tive o privilégio de sentar do lado de quatro talentosos autores de Belo Horizonte. Fizemos um bate papo sobre nossos processos de escrita, demos autógrafos, mencionamos nossos "mestres literários". Esse foi mais um grande episódio na minha caminhada literária.
Porém, enquanto os dias passavam, eu me perguntava como poderia contribuir mais ainda com tudo o que recebi. As antologias são formas poderosas de divulgar nossos trabalhos e eu de fato sinto-me muito bem em poder dr essa força aos meus companheiros literários, divulgando seus textos junto com os meus. Assim, como trabalho com mediação literária, decidi oferecer duas oficinas que abordem a leitura de contos das antologias Névoa e Quimera. Aproveito para compartilhar com vocês um pouco dessas oficinas. E convido a todos que são de Belo Horizonte que acompanhem a programação das bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura. Quem sabe a gente faz uma oficina junto? ^_^

Oficina Mergulhando na Névoa
Leitura compartilhada de trechos da antologia Névoa: contos sobrenaturais, de suspense e de terror, de organização de Cristiana Gimenez, seguida de bate-papo sobre possiblidades literárias para um roteiro de história de terror. Com Samuel Medina.
Público: juvenil e adulto
Vagas: 20


Oficina Um universo chamado Palavra
Leitura compartilhada de trechos da antologia Quimera: contos fantásticos, de organização de Alex Mir, seguida de bate-papo sobre possibilidades literárias para o roteiro de uma narrativa de fantasia. Com Samuel Medina.
Público: juvenil e adulto
Vagas: 20

O melhor é que cada biblioteca que receber uma dessas oficinas ganhará um exemplar do livro abordado. Assim, os leitores poderão conferir todos os contos dos livros, quando quiserem.

sexta-feira, dezembro 13, 2013

Um tesouro de histórias

O ano acaba e os projetos se iniciam. Sim, faz quase um mês que não apareço por aqui. Estive envolvido em questões ligadas à Pós-Graduação que faço e também a alguns sérios compromissos profissionais. Graças a Deus, todos ligados à literatura. O ano de 2013 foi proveitoso, e muito. Alcancei muitas realizações, interna e externamente. Pude presenciar a Biblioteca cheia para o lançamento do meu livro, tive pessoas muito legais me falando que gostaram da narrativa, que desejam uma continuação. Conheci muitos autores fantásticos e leitores sensacionais. Viajei, participei de lançamentos coletivos, mediei conversas literárias. E agora 2013 chega ao fim e eu penso: "ufa!", enquanto uma sensação gostosa de dever cumprido toma o meu peito.

Só que ainda há muito a se fazer. Nossos sonhos têm esse poder. Nunca estamos totalmente satisfeitos. Queremos fazer mais pois descobrimos que podemos. Isso acaba soando meio Obama, só que é verdade. Sim, nós podemos.

Este ano foi importante não somente pelas conquistas, mas também pelas descobertas. Descobri muito de mim mesmo, muito do que sou e de quem sou. Isso foi muito importante para motivar os projetos futuros. Um deles, que ainda faz parte da safra de 2014, é a publicação da narrativa "A Cidade Suspensa" em formato e-book. É um sonho antigo, mas que durante muito tempo senti-me inibido para realizar. Hoje, contudo, estou trabalhando na versão final do texto e acredito que muito em breve ele estará pronto. Será disponibilizado em PDF para download através deste site, mas também farei questão de distribuí-lo por e-mail e em outros formatos. Gosto muito dessa narrativa e acho que os leitores também. O mínimo que posso fazer é buscar ganhar mais leitores para a causa de Kain.

Outra grande conquista foi ser escolhido pela Editora RHJ para fazer parte de seu rol de autores. Uma narrativa inédita, também de fantasia, será em breve publicada. É uma grande alegria ter um título publicado por uma editora de Belo Horizonte, minha cidade do coração, a capital onde eu vivo e onde construí minha história. Onde as pessoas que amo vivem. Então, essa vitória também é dedicada a todas essas pessoas. 

Por fim, meu maior compromisso literário em 2014 é buscar ser um leitor melhor. Literatura sempre foi minha paixão, arrebatando-me inúmeras vezes, tolhendo-me o sono, incomodando-me. A Literatura é minha forma de interagir com o mundo e por isso continuo lendo e escrevendo. Talvez não continuarei com as resenhas, ou pelo menos elas serão mais escassas. De qualquer forma, meu desejo é que eu possa contribuir ainda mais na Biblioteca onde trabalho, aproximando leitores de textos e leitores de leitores. Acredito que o leitor é a principal estrela do espetáculo chamado Literatura. E por isso, meu grande compromisso em 2014, meu grande projeto, é estimular ainda mais o encontro entre os leitores e seu deleite na leitura.

Ainda não sei o que o novo ano me reserva. Há muito o que fazer. Tenho que pensar na divulgação de O Medalhão e a Adaga, na continuação das aventuras de Bildan, Sheril e seus amigos. Mas antes de tudo, tenho que ler. E muito. Por isso, espero poder contar com vocês aqui, ajudando-me a ser um leitor melhor. Compartilhando suas opiniões, críticas e sugestões literárias. Fazendo deste espaço, ainda que virtual, um verdadeiro tesouro de histórias.