Quando Finalmente, o leite caiu em minhas mãos, fiquei muito animado para ler. Afinal, sou admirador dos trabalhos de Gaiman, em especial sua obra literária. Sendo assim, quando a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH recebeu um exemplar doado pela Letícia Pimenta, criadora do Clube do Livro BH, fiquei muito animado para ler.
Confesso que é de longe o menos interessante que eu li, de todos o de Gaiman. O pai "inventa" uma história mirabolante e nonsense para justificar a demora em retornar do mercado para os filhos (uma menina e um menino) colocarem no cereal durante o café da manhã.
Existem duas grandes piadas no livro. A primeira é sobre o tempo, havendo paradoxos temporais e viagens no tempo que os provocam. A segunda(que deveria ter sido a primeira) é a metanarrativa. O livro tem um primeiro narrador (o filho), que escuta do pai a aventura. Sendo assim, estamos lendo a narrativa da narrativa, com o acréscimo da interlocução da irmã, que faz brevíssimos comentários ao longo do desenrolar da história.
Dessa forma, o livro é um enorme faz-de-conta, ao mesmo tempo que é um conta-e-faz, em um emaranhado de ideias mirabolantemente ridículas de um pai meio picareta que só sai para comprar o leite dos filhos porque de fato ele quer um pouco dele para o seu chá. O livro conta com piratas, dinossauros, alienígenas, além de outros perigos. Todos esses perigos sendo um prato cheio para crianças.
Com muito humor e doses cavalares de falta de noção, Finalmente, o leite é mais uma das provas da enorme - e ao que parece - inesgotável criatividade de Neil Gaiman. Além de ser uma excelente dica para crianças interessadas em tudo que uma criança pode se interessar. E um pouquinho mais.
Ficha Técnica
Felizmente, o Leite
Neil Gaiman
Desenhos de Skottie Young
ISBN-13: 9788579802591
ISBN-10: 8579802598
Ano: 2016
Páginas: 128
Idioma: português
Editora: Rocco Jovens Leitores
Perfil do livro no Skoob:
O livro é riquíssimo na imaginação, acho que você será um pai assim...hahahahhahahaha. Concordo que não é o livro mais envolvente que já li do Gaiman, ainda assim, é muito engraçado e divertido!
ResponderExcluirOi, Pam. Pra gente ver a potência desse escritor, né? Beijo!
Excluir