Nós é uma antologia de contos indígenas. Organizado por Maurício Negro, o livro traz contos que abordam a vida na comunidade, bem como recontos de mitos de origem, sempre primando pelo tratamento literário. Ao final de cada conto, há uma nota sobre o povo representado na narrativa, bem como uma nota da autoria. São 12 pessoas que assinam os contos, que são 10.
As narrativas abordam o amor, a amizade, a morte e a origem Algumas estão situadas em um relativo presente; já outras remontam o tempo mítico, em que humanos, animais e plantas falavam a mesma língua.
Foi bom conhecer tantas diferentes visões de mundo. Até a forma de falar apresenta um tom coloquial que não deixa de ter certa cerimônia, certo tom solene, como se assumisse um ar sagrado para a palavra.
Maurício Negro assina também as ilustrações. Seu traço busca homenagear as feições dos povos originários, sem cair no figurativo, muito menos no caricatural. São desenhos que mostram o propósito do ilustrador de homenagear os povos originários.
Com o texto de quarta capa assinado por Daniel Munduruku, Nós é um mergulho no meio de muitas vozes. E tal mergulho deve ser feito com respeito, com oferta de escuta. Como se na voz de todos estivesse guardado o silêncio de cada um.
Nós: Uma antologia de literatura indígena
Vários autores.
Organização de Maurício Negro
ISBN-13: 9788574068640
ISBN-10: 8574068640
Ano: 2019
Páginas: 128
Idioma: português
Editora: Companhia das Letrinhas
Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/nos-918784ed925269.html
Este livro é tão rico. Sua resenha sobre ele deixou claro a presença do sagrado e da força dessas vozes. Mais do que qualquer coisa, precisamos ouvi-las com nossos corações. Muitas dessas histórias dizem sobre nós também. Os indígenas merecem todo o respeito e honra. Meu coração dói quando penso no que eles estão sofrendo e sempre sofreram. Pela demarcação das terras indígenas e respeito à cultura deles.
ResponderExcluirIsso, mesmo, Pam! Que a causa indígena seja nossa, também!
Excluir