Algumas histórias

quarta-feira, novembro 22, 2023

Oficina de Prosa Poética encontra a Oficina de Letras


Era terça-feira, 5 de setembro de 2023. Estávamos na escrita, quando chegaram as pessoas do Centro de Convivência Carlos Prates. Sandro, o monitor da Oficina de Letras, veio acompanhado de alguns participantes: Adriene, Leonardo, Ágata, Sulamita, Reuben. 

Sandro falou um pouco sobre a experiência da realização da Oficna de Letras, que acontece no Centro de Convivência Carlos Prates, ligado à Rede SUS de BH. Na oficina, as reuniões acontecem em uma mesa redonda, para realçar o caráter circular e horizontal da atividade. Sandro ressaltou ser uma atividade terapêutica, com a importância da escuta e do uso da Palavra Oral. É escolhido um tema e, sobre ele, são produzidos textos livres. Após o momento de escrita, os participantes compartilham seus textos e muitas vezes são recebidos com palmas.

A oficina produziu um primeiro caderno. Um segundo caderno, como livro-objeto, começou a ser produzido, mas teve sua confecção interrompida pela pandemia.

Com o fim da pandemia de Covid-19, o projeto foi retomado e o Caderno de Letras foi finalizado e lançado. Trata-se de um livro-objeto organizado em 16 livretos individuais, um livreto coletivo e um mapa, todos acondicionados em uma caixa de papel craft.

Depois de apresentado o projeto, passamos a ler os textos dos participantes da Prosa Poética. Os textos foram produzidos a partir da observação, do manuseio e da leitura de trechos dos Cadernos de Letras. Por fim, os nossos visitantes, participantes da Oficina de Letras, compartilharam suas produções, com destaque à Sulamita, que recitou um poema instantâneo, criado no momento, com a belíssima expressão: "Me vesti de lágrimas."



No dia 31 de outubro, foi a nossa vez, a turma da Prosa Poética, de retribuir a visita. Chegamos eu, Kátia e Wander no Centro de Convivência Carlos Prates e encontramos a casa cheia. Uma turma de estudantes do curso de Psicologia da UFMG iniciava seu estágio no local e participaria também da oficina.

Fomos muito bem recebidos pelas pessoas que utilizam o Centro de Convivência, em especial a Adriene, que fez questão de apresentar o espaço para a Kátia e o Wander. Uma bela exposição interativa estava instalada no local e foi apresentada pela Adriene, que fez questão que tocássemos as obras e nos explicou suas características e contextos de feitura. Ela também nos mostrou a sala da Oficina de Letras, onde está também instalada a biblioteca do projeto.


Sandro nos reuniu ao redor de algumas mesas e deu início à sua mediação, apresentando o livro Alinhavos escrito pela Maria Helena Camargos Moreira e publicado pela Mazza Edições. O livro é um apanhado de poemas da autora e trata questões como o corpo, identidade e a existência. Diversos poemas foram escolhidos e lidos pelo grupo. Assim, tornaram-se os motivadores da escrita. Foi realizada uma pausa para o café e logo em seguida retornamos para escrever. Após esse período de escrita, os textos foram compartilhados pelo grupo.

Foram momentos de encontro e descoberta. Sinto-me muito grato pela oportunidade de ter conhecido o Centro de Convivência Carlos Prates e todas as pessoas participantes da Oficina de Letras. Que este projeto continue frutificando e transformando a vida de tanta gente.



6 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho, Samuel! Você tem crescido cada dia como pessoa e como profissional das letras!!!

    ResponderExcluir
  2. Mirian Rocha da Costa8:56 AM

    Bacana demais!

    ResponderExcluir
  3. Parece que foi bem legal.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Olá Samuel!

    Sinto muito orgulho em si, pela influência que tem vindo cada vez mais a ganhar! Participa sempre em projetos incríveis deixando sempre presente o seu carisma! Um forte abraço e uma boa semana para si 😊

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Samuel
    Parabéns pelo projeto, que essa equipe continue colaborando com o crescimento das pessoas, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Samuel, fiquei viajando enquanto lia a postagem com vontade de participar de um projeto assim. Adorei ler sobre a sua experiência.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir