Romance de viagem, esse livro conta o périplo de Maria Teresa, Matê, por fronteiras e continentes. A maior parte da narrativa, porém, acontece em Israel. Matê é judia e por isso tem o direito a uma viagem por esse país, financiada pelo programa birthright.
A oportunidade dessa viagem torna-se também uma possibilidade de mudança e transformação. Antes de viajar, Matê estava em crise. Violonista de sucesso, ela faz um duo com o namorado, Arie. Tudo parecia estar dando certo para eles até que o rapaz decide romper o relacionamento e desaparecer. Matê se sente traída e abandonada. Para quem tinha tantas certezas, agora tudo parece incerto.
Assim, a moça empreende uma viagem que também representará um mergulho em seu interior, na história de seu povo e de sua própria família. Como todo rito de passagem, essa jornada muda profundamente a jovem, assim como o deserto, que parece sempre o mesmo, está em constante mudança.
Ainda que escrevesse milhares de palavras, talvez não conseguiria expressar tudo o que esse romance significou para mim. As referências musicais, os elementos geográficos e históricos, a escrita lírica e ao mesmo tempo contida de Laura Cohen Rabelo, esses e outros elementos elevam esse livro à condição de obra-prima.
A narrativa fala de muito do que não pode ser dito, por mais que as pessoas tentem verbalizar. A relação entre Matê e as pessoas que ela ama, por exemplo, ou mesmo o que o violão significa para ela, ou como toda a jornada que faz vai movendo o seu interior, na certeza de que nada é permanente.
Por fim, ao terminar a leitura, também me senti contaminado por esse sentido que não conseguia definir. Algo que parecia saudade, nostalgia, uma pequena e doce tristeza. No deserto do meu interior, nesse deserto marcado no tempo em que estamos, o deserto chamado pandemia, pude ser impactado pela certeza de que tudo muda, de que tudo vai mudar.
Ficha Técnica
Canção sem palavras
Laura Cohen Rabelo
ISBN-13: 9788594940148
ISBN-10: 8594940149
Ano: 2017
Páginas: 280
Idioma: português
Editora: Scriptum
Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/cancao-sem-palavras-745393ed748336.html
Quando li, tive a sensação de ouvir a Laura dizendo: vou te mostrar o que é escrever. Prestenção.
ResponderExcluirMeu caro, foi isso que eu senti, também. E senti a mesma coisa quando li "História da água".
ExcluirFoi o primeiro livro que li da Laura e o que me motivou foi seu entusiasmo e o modo como foi tocado pela narrativa. Você lia compartilhando trechos comigo e ainda leu duas vezes. Adorei a resenha, lindo. Adorei o livro. Adoro compartilhar leituras com vc. Obrigada.
ResponderExcluirObrigado por estar comigo e permitir que tantas vezes eu partilhe com você minhas leituras. Amo você!
ExcluirTe amo tanto. Que sorte viver um amor com vc e nossas leituras.
Excluir