Algo não está certo. O menino acorda certa noite com um barulho horrível. No dia seguinte, seu pai não mais está em casa e sua mãe parece muito triste. Mas esse nem é direito o começo da história. A mãe pede ao menino que vá levar um bolo para a vovó, que está doente, mas que não passe pelo caminho da floresta.
Isso lembra a você alguma coisa? Pois esse menino, protagonista do livro Na floresta, de Anthony Browne, irá justamente usar o caminho mais "curto", porém o mais perigoso e sombrio. Enquanto esse garoto faz a travessia solitária, vai se deparando com diversas personagens, todas elas bem reconhecíveis. Lá está o menino que precisa vendar uma vaca leiteira. Lá estão também a menina e o menino que se perderam de seus pais na floresta. E não se trata apenas disso. Ao longo das páginas, a cada nova imagem, vamos descobrindo que na floresta estão espalhados elementos de vários contos de fadas, num constante convite a um jogo de descobertas.
O texto da narrativa de Browne é simples. Porém, não é bom que seja lido de forma ingênua e desavisada. Muitas são as nuances que mostram que a história é muito mais do que está posto. Afinal, o que aconteceu com essa família? O pai de fato voltará? Haverá uma vovó esperando no final do caminho? E ainda que os conflitos pareçam apaziguados, as ilustrações nos contam que há algo mais, que o conflito talvez nunca se resolva. Ou sua resolução não seja aquela que esperamos.
Afinal, pouca coisa na vida acontece como esperamos. E a literatura, como arte, vem para nos lembrar de nossa finitude. Assim, nós nos lembramos que estamos vivos. E Anthony Browne, com seu primoroso Na floresta, enquanto homenageia o universo dos contos de fadas vem nos lembrar que as coisas, mesmo as mais preciosas, também chegam ao seu fim.
Ficha Técnica:
Na Floresta
Anthony Browne
Tradução de Clarice Duque Estrada
ISBN-13: 9788566642124
ISBN-10: 8566642120
Ano: 2014
Páginas: 32
Idioma: português
Editora: Pequena Zahar
Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/na-floresta-372398ed420377.html
que maravilha de texto samuca
ResponderExcluirObrigado pela generosidade, amigo Paulo.
ExcluirEste livro me parece ser interessante de ler, vou anotar para não esquecer de procurar por ele.
ResponderExcluirArthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com
Textoi brilhantemente bem escrito que me fascinou ler
ResponderExcluir.
Cumprimentos cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Parece ser uma leitura encantadora.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Ótima resenha para um livro tão precioso. Grata, Samuca!
ResponderExcluirParece que Mil e uma histórias , promete.
ResponderExcluirGostei do que li.
mesmo as coisas mais preciosas, tem o seu fim. Grande verdade.
Brisas doces *