sábado, janeiro 14, 2023

Memória afetiva

Depois da apresentação que fizemos da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, o Wander Ferreira fez uma leitura em Braille para as vinte e cinco crianças de 8 a 10 anos. A turma toda ficou bem atenta e, depois, procurou livros em Braille e pediu para que o Wander lesse mais. Deixei a turma por conta dele. Afinal, a garotada estava em boas mãos.

As crianças seguiram para o lanche e eu corri para acompanhar a oficina da Pâmela Machado sobre Lobato para os pequenos leitores de hoje. Já imaginando que a turma tivesse ido embora, topei com todo mundo na escada, quando as crianças desciam para ir embora. Agradeci a todas e fui surpreendido por uma coisa que não acontecia há muito tempo: as crianças me abraçaram em conjunto.

Já quase todas desciam quando um dos meninos se aproximou de mim e disse:

- Eu já vim aqui antes. Você leu a história do urso que procura o chapéu.

Foi uma segunda surpresa, talvez ainda mais graciosa. Afinal, ele se lembrava de mim e da história que eu lera. Para quem não conhece, o livro se chama "Quero meu chapéu de volta", de Jon Klassen. Uma das coisas mais incríveis é fazer parte da memória afetiva de uma criança.

27 de abril de 2017

2 comentários:

  1. Incrível história! Deve ter sido muito emocionante sem dúvida...! Coisas tão simples conseguem fazer tanta diferença na vida de um pequenino... 🤗

    Cumprimentos,
    Cantinho dos Poemas de Criança.

    ResponderExcluir
  2. Existem boas surpresas que nos entram e fascinam o coração.
    .
    Feliz fim de semana … Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir