A Pandemia de Covid-19 foi um divisor de águas em nossas vidas. Um período em que o mundo parou e muitas pessoas se sentiram forçadas a fazer o isolamento. Porém, aquelas que eram pobres continuaram se expondo e morrendo, fazendo os serviços que os ricos se recusavam a fazer.
CONFINADA é um romance gráfico de Triscila Oliveira e Leandro Assis e conta sobre Fran, uma rica influenciadora digital que convive em isolamento com sua empregada doméstica Ju. Fran é a típica branca alienada e a pandemia irá escancarar ainda mais seus preconceitos.
A HQ de Triscila e Leandro mostra uma parcela significativa da população que explora a maioria preta deste país e não se envergonha disso. Pessoas que sustentam um discurso hipócrita, de meritocracia e moralização, mas vive na esbórnia, no desperdício e na libertinagem. Apesar de publicamente ser uma pessoa de discurso positivo e consciente, e apesar de não compactuar com algumas das atitudes de sua classe social, Fran logo mostra que não quer abrir mão de seus privilégios.
O roteiro é ágil e as imagens são marcantes. Trata-se de uma obra rica como registro crítico dessa época de pandemia. Um olhar aguçado para o interior dessas vidas de ricos decadentes (alguns, nem tanto) que pousam de boas pessoas mas não passam de bandidos exploradores, racistas e misóginos.
Ju aparece então como a figura da razão, como aquela que irá, por uma ética pessoal, apoiar as amigas e companheiras de trabalho. Aquela que irá abalar as estruturas. Infelizmente, esse abalo não é suficiente para destruí-las, mas não deixa de fazer usas rachaduras.
Com um texto inteligente e imagens de impacto CONFINADA nos entrega uma obra mordaz sobre a Pandemia e todos os podres que esta escancarou.
Ficha Técnica
Confinada
Triscila Oliveira e Leandro
ISBN-13: 9786556922133
ISBN-10: 6556922137
Ano: 2021 / Páginas: 128
Idioma: português
Editora: Todavia
Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/confinada-12029125ed12017223.html
Olá Samuel!
ResponderExcluirParece mesmo um livro muito interessante. Tratando-se de uma época que todos passámos por dificuldades e desmascarando a podridão de alguns seres humanos nesses tempos.
Fiquei interessado, adorei a sua descrição!
Um forte abraço, uma boa semana para si! 😄
Oi!
ResponderExcluirNão conhecia o quadrinho, mas achei o traço familiar, será que já li outros quadrinhos de quem ilustrou?
https://deiumjeito.blogspot.com/
É possível! Você pode ler os quadrinhos do Leandro Assis no instagram dele. Abraço!
Excluir